segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Clipagem dos postes


O Portal Satc citou este blog e fez matéria sobre os postes de iluminação pública que ficam acesos durante o dia. O portal ouviu o gerente do sistema elétrico de Criciúma, Geraldo Giassi, que apontou defeito nas fotocélulas. São mais de três mil aparelhos que estão com defeitos, e que começariam a ser instalados no último sábado. Vamos aguardar.

Leia a matéria na íntegra no Portal Satc.
Relembre clicando aqui.
Foto: Miguel Vieira/Potal Satc

domingo, 26 de setembro de 2010

Animais da Minha Rua - Aracuã



Durante a semana minha cunhada que fez esse vídeo. Um aracuã alimentando-se de jabuticabas. Segundo o Wiki Aves, ela pesa cerca de 90g e mede 68 cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado. Vocalizam apenas quando estão na época de reprodução, podendo também vocalizar quando em perigo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia de chuva

Todo mundo enfrenta transito ao sair de manhã de casa para ir ao trabalho, até ai tudo bem. Mas no bairro Jardim Angélica os horários de pico precisam de muita atenção e calma do motorista. Num dia com chuva então, uma dose extra de paciência deve ser tomada. Hoje, por volta das oito da manhã, a coisa deu uma complicada, e provavelmente no final de tarde vai ficar ainda pior.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primavera na Minha Rua

Estação das flores iniciou com muita chuva na Rua Otto Leopoldo Tiefense, assim como em todo Estado de Santa Catarina. Mas apesar do dia cinza, o colorido não deixou de aparecer nos canteiros da Minha Rua.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As andorinhas voltaram...

Agora não tem mais jeito. É como diz aquela canção sertaneja, “as andorinhas voltaram...”, e a primavera tá ai. Quer maior sinal que o tempo começa a esquentar do que o aumento de número de andorinhas? Apesar que neste fim de semana ainda fez muito frio, com temperaturas que chegaram a 9 graus, entre meia-noite e três da manhã de domingo.



Pelo calendário a primavera inicia na quinta-feira, dia 23.

domingo, 12 de setembro de 2010

Animal do dia



Essa é mais uma da minha ameixeira. É um verdadeiro arco-íris, com pássaros de todas as cores estão cada vez mais comum. Esse ai, vou te dizer, já me disseram que é Saira, já falaram que era azulão, saiasu, e eu não tenho certeza. Algum biólogo de plantão pode me tirar essa dúvida?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ipê Amarelo

  
O Ipê amarelo desabrochado, o sol forte que brilhou hoje e ontem, são sinal que nos mostram que a primavera está chegando. O Ipê da Minha Rua está impecavelmente bonito de se ver.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Censo 2010 na Minha Rua

O recenseador do IBGE, Juciney Ronsoni, de 43 anos é um dos responsáveis em fazer o Censo 2010 na Rua Otto Leopoldo Tiefense. Ronsoni, que trabalha com vendas de seguros, conta que o Bairro Jardim Angélica foi dividido em duas partes. “Eu trabalho só até aqui em cima do morro. Lá pra baixo é o Anderson, que é dono do Restaurante do posto Barp”, explica.


Trabalhando a cerca de 25 dias, Ronsoni espera terminar o seu setor neste fim de semana. “Quero ver que pego mais algum setor próximo da minha casa”, explica o morador do Rio Maina.

domingo, 5 de setembro de 2010

Animais da Minha Rua


Esses sempre são vistos em bando. E são bem comuns no bairro Jardim Angélica. Resolvi pegar mais informações sobre os habitos do anu-branco. Segundo o Wikiaves, o anu-branco mede aproximadamente 38 cm, corpo franzino, cauda comprida, graduada e com fita preta. Branco-amarelado, bico cor de laranja (cinzento no indivíduo imaturo). Bico forte e curvo. Sexo sempre semelhante.

Até certo ponto, os anus são beneficiados pelo desaparecimento da mata alta, pois vivem em campos, lavouras e ambientes mais abertos. Imigram em regiões onde eram desconhecidos e tornam-se as aves mais comuns ao longo das estradas. Devido as seu vôo lerdo e fraco, são freqüentemente atropelados nas estradas. São arrastados ao mar por fortes ventos. São atingidos pela ação funesta dos inseticidas, fato tanto mais lamentável por serem muito úteis à lavoura.

Gostam de apanhar sol e banhar-se na poeira, ficando a plumagem às vezes fortemente tingida com a cor da terra do local ou de cinza e carvão, sobretudo se eles correrem antes pelo capim molhado, o que torna suas penas pegajosas. Pela manhã e após as chuvas, pousam de asas abertas para enxugarem-se. À noite, para se esquentar, juntam-se em filas apertadas. Esta espécie morre de frio no inverno. Arrumam as suas plumagens reciprocamente.