quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corpus Christi no Jardim Angélica

Nem a chuva atrapalhou a procissão de Corpus Christi, realizada hoje pela manhã pelas ruas do bairro Jardim Angélica. Alguns moradores chegaram a acordaram às cinco horas da manhã para confeccionar os tradicionais tapetes. A caminhada da paróquia Nossa Senhora das Graças iniciou às 9 horas da manhã, no Posto Barp do Bairro, encerrando na Capela de Santo Anibal.
Este ano os padres da Congregação Rogacionista, que atua no Pinheirinho, estão celebram o ano sacerdotal, e o fundador da ordem, santo Aníbal Mª Di Francia, por isso a escolha do bairro Jardim Angélica, que tem o Santo padre como seu padroeiro. "Temos que rezar para que a igreja tenha mais vocações e para isso pedimos a proteção de santo Aníbal", disse o pároco Vilcinei Clarindo.
A novidade deste ano foi que o cálice do santíssimo foi passado de mão em mão pelas crianças da catequese.

OBS: Mais fotos da procissão de Corpus Christi na Galeria de fotos, na barra lateral do blog.

De onde veio da tradição?

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Na festa de Corpus Christi, a Igreja revive o mistério da Quinta-Feira Santa à luz da Ressurreição Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Em 1246 foi celebrada pela primeira vez em Liége, na Bélgica, por iniciativa de uma religiosa, a beata Juliana de Mont Cornillon, a festa do Corpo de Cristo. Porém oficialmente, a Igreja celebra a solenidade desde o decreto do Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264.

Em pouco tempo essa festa se transformou numa das mais importantes e mais populares do ano. O ato principal era a procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas e pelas praças das cidades.Fonte: Site da Diosese de Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário