A matéria a seguir foi publicada no Jornal da Manhã de ontem, dia 13 de agosto 2015, tratando do transporte de alunos de Içara, que deve iniciar nos próximos 15 dias. A matéria é assinada pelo jornalista Gabriel Bosa, com foto de Lucas Sabino.
O projeto para o transporte ferroviário integrado dos universitários de Içara para as instituições de ensino no bairro Pinheirinho, em Criciúma, deverá ser colocado à prova nas primeiras semanas de setembro. A pendência está na conclusão da calçada e área de acesso à linha férrea, sob a responsabilidade da secretaria de Obras de Criciúma.
De acordo com o secretário da pasta, André de Luca, a intervenção estará concluída até o fim da próxima semana.
“Faltam entregar o paver para a conclusão de 30 metros da calçada. Depois que reiniciar, em até quatro dias o serviço é finalizado”, salienta, estimando receber o material até sexta-feira.
Desde novembro do último ano, a equipe trabalha na perfuração da terra, instalação das aduelas de concreto e alargamento da pista de rolamento.
Depois de finalizada, a obra será vistoriada por funcionários da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Se estiver dentro das normas de segurança acordadas, em 15 dias deverá ser realizada uma viagem-teste com os estudantes.
O período de experimento se estenderá por duas semanas, transportando, gratuitamente, 200 alunos por viagem. Segundo o diretor da FTC, Benoni Schmitz Filho, uma avaliação após o período irá determinar a viabilidade do projeto.
“Um empresário do segmento de transporte coletivo já se mostrou interessado na ideia, mas teremos que esperar pela avaliação para determinar o que será feito posteriormente”, conta.
As viagens-testes serão custeadas pela FTC, em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, que disponibilizará os vagões. O trem partirá da estação rodoviária de Içara às 18h20min, retornando a partir das 22 horas. A expectativa é que a locomotiva leve 20 minutos para a realização do trajeto.
Apesar da oferta do transporte ferroviário, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, ressalta que o deslocamento por ônibus continuará sendo feito normalmente. “Os ônibus irão até a rodoviária, dando opção de pegar o trem ou continuar o caminho”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário