domingo, 30 de dezembro de 2012

Primeira casa do Jardim Angélica é desmanchada

Em abril de 2008, quando o blog ainda estava hospedado em outra plataforma fiz o seguinte post, que também foi publicado no site da Rádio Criciúma.



A primeira casa do bairro Jardim Angélica, fica na Rua Otto Leopoldo Tiefense. Só não se sabe por quanto tempo, pois ela está sendo "desmanchada". No local morou durante muitos anos Angélica Benedet Gaidzinski, ou simplesmente Dona Angélica, a sétima dos treze filhos do Coronel Pedro Benedet. 


O atual dono do imóvel, o empresário Salmi Pacheco, informou que está demolindo a casa para “deixar o terreno limpo”. 

Angélica era casada com Júlio Gaidzinski, que recebeu a fazenda do Coronel Pedro Benedet como dote (costume antigo, que consiste no estabelecimento de uma quantia de bens e dinheiro oferecida a um noivo pela família da noiva, para acertar o casamento). Angélica teve três filhos com Júlio: Dorival, Diniz e Diana. Júlio Gaidzinski ainda teria outro filho com o mesmo nome do pai. 

Gaidzinski dividiu sua fazenda em quatro faixas de terras, e as deu aos filhos como herança, o que hoje forma o bairro Jardim Angélica. Já Angélica, viveu quase 20 anos internada num hospital em Florianópolis. Anos depois voltou a Criciúma para morar no bairro que leva seu nome. Ela morreu em 1997 com 94 anos.

Para melhor historicamente o post uma foto da antiga casa, com o o seu morador Ibrain.


sábado, 29 de dezembro de 2012

Casa 1

A casa número um para o Natal é considerada por alguns a casa número 1 do Jardim Angélica. Hoje ela é a casa de Fátima e Antonio Menegon, mas no passado foi o salão de festa da família do Coronel Pedro Benedet. O pequeno açude no quintal da casa, hoje localizada na Rua Otto Leopoldo Tiefense, era maior, e contornava a casa (no passado era salão de festas).

Casa atual.

Obs: alguns antigos moradores afirmam que a primeira casa, é a que foi desmanchada, na segunda quadra a direita na Rua Otto Leopoldo. Seu Antonio Menegon, diz que não, que essa casa era a casa do caseiro, para cuidar da fazendo de Coronel Pedro Benedet. O caseiro, durante um tempo, foi o próprio sogro de Antonio Menegon, seu Ibraim.

Na foto, Ibraim, sentado no banco (o original ainda está em frente em frente a casa), e se não estou enganado ao lado sua filha, Fátima Menegon.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Casa 2

Daqui a pouco é Natal! Mas vamos a casa dois. Amanhã será a vez de uma casa toda especial...

domingo, 23 de dezembro de 2012

3 casas para o Natal


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

sábado, 22 de dezembro de 2012

4 casas para o Natal


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

5 casas para o Natal

Faltando cinco casas para o Natal, o blog continua a sua contagem regressiva.


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

6 casas para o Natal

Segundo na contagem regressiva.


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

7 casas para o Natal

Como já faço desde 2009, começo hoje uma contagem regressiva para o Natal. Serão sete fotos de casas do bairro enfeita para a data, com uma surpresa no dia 25. Uma dose extra de nostalgia e história.


Ps1: Lembrando que o blog vai ser um dos assuntos do quatro Compartilhe Gentileza do Jornal da Almoço da RBS esta semana. A repórter Elaine Gonçalves e o cinegrafista Gregori Flauzino vieram até a rua Otto Leopoldo gravar o quadro e conhecer um pouco mais do blog, que vai completar cinco anos em abril;

Ps2: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O novo Jardim Angélica

A antiga fazenda da família Meller, no Jardim Angélica, vem sendo transformada em loteamento pela Construtora Locks. O local está sendo anunciado pelo site da própria construtora como Jardim das Figueiras, contendo 274 lotes, já asfaltado e com toda a infraestrutura. Alguns sites de imobiliárias anunciam valores superiores há R$ 150mil reais.


Até o momento, quem vem aproveitando o local muito bem são os praticantes do skate. No inicio do mês, por exemplo, “aconteceu o primeiro Criciúma Longboard Day”, que reuniu mais de 40 atletas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como informou o Portal Engeplus.

Um morador do bairro até chegou a reclamar, junto ao Portal Engeplus o descaso com lixo produzido pelo evento. "Ontem fui caminhar e constatei o lixo que ficou ali espalhado em sacos plásticos. Resultado do campeonato de skate. Ali onde estava não passa o caminhão do lixo", lembra Ricardo da Silva.

Mas para você que tem curiosidade ir ao local e ainda não teve oportunidade aproveite o vídeo feito pelo pessoal que anda de Skate no local. 





Você pode opinar, sugerir ou reclamar colaborando com o blog Notícias da Minha Rua e o bairro Jardim Angélica. Participe! Mande e-mail para antoniorozeng@gmail.com
OBS: Qualquer assunto relacionado ao bairro Jardim Angélica, ou a moradores do local são assunto para o blog. Participe!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Moradores reclamam da falta de pavimentação na Otto Leopoldo


Das seis ruas do bairro Jardim Angélica, (sem contar as do novo loteamento) a Rua Otto Leopoldo Tiefense é única que ainda está sem pavimentação. É exatamente a metade da rua, cerca de 700 metros. E ainda não estou contando as ruas às travessas entre as Ruas Rosita Finster e Fernando Zanatta, a pequena Rua 475 (que também é uma travessa). 

Em 2009, postei aqui mesmo, no Blog Notícias da Minha Rua, um matéria feita em 2006, que sempre me parece atual. Agora via grupo do Jardim Angélica no facebook, as reclamações multiplicam-se e o tema volta pelos próprios depoimentos dos moradores desta parte da Otto Leopoldo. Como é o caso do drama narrado por Cirlene Piucco, que conta ter problemas que saúde, e que a poeira só agrava. “Por favor, ajudem- nos. A poeira é muita, tenho muita alergia e sofro muito com isso, relata”. O local está repleto de buracos, com lombadas improvisadas para tentar diminuir a velocidade e por consequência a poeira provocada pelos veículos. “Também tem o perigo com as criança”, alerta Cirlene. 

Outro morador, Rafael Spillere, relata morar no bairro há 16 anos, diz que já foi solicitada a pavimentação aos órgãos públicos. “Foram feitas varias reuniões junto à prefeitura, com o chamado orçamento participativo e nada”, conta. 

Ainda sobre a lombada improvisada, o morador Nilzo Felisberto, lembra que não foi ele que construiu o obstáculo. “Não fui eu quem fiz”, avisa Nilzo, pedindo para que os vizinhos parem de xingar. “Isso aqui só aumentou a poeira”, argumenta. Ainda aconselha Nilzo que quem quiser evitar a poeira que tome outro caminho. “Afinal as duas ruas paralelas são asfaltadas”, indica.