domingo, 30 de dezembro de 2012

Primeira casa do Jardim Angélica é desmanchada

Em abril de 2008, quando o blog ainda estava hospedado em outra plataforma fiz o seguinte post, que também foi publicado no site da Rádio Criciúma.



A primeira casa do bairro Jardim Angélica, fica na Rua Otto Leopoldo Tiefense. Só não se sabe por quanto tempo, pois ela está sendo "desmanchada". No local morou durante muitos anos Angélica Benedet Gaidzinski, ou simplesmente Dona Angélica, a sétima dos treze filhos do Coronel Pedro Benedet. 


O atual dono do imóvel, o empresário Salmi Pacheco, informou que está demolindo a casa para “deixar o terreno limpo”. 

Angélica era casada com Júlio Gaidzinski, que recebeu a fazenda do Coronel Pedro Benedet como dote (costume antigo, que consiste no estabelecimento de uma quantia de bens e dinheiro oferecida a um noivo pela família da noiva, para acertar o casamento). Angélica teve três filhos com Júlio: Dorival, Diniz e Diana. Júlio Gaidzinski ainda teria outro filho com o mesmo nome do pai. 

Gaidzinski dividiu sua fazenda em quatro faixas de terras, e as deu aos filhos como herança, o que hoje forma o bairro Jardim Angélica. Já Angélica, viveu quase 20 anos internada num hospital em Florianópolis. Anos depois voltou a Criciúma para morar no bairro que leva seu nome. Ela morreu em 1997 com 94 anos.

Para melhor historicamente o post uma foto da antiga casa, com o o seu morador Ibrain.


Nenhum comentário:

Postar um comentário