domingo, 30 de dezembro de 2012

Primeira casa do Jardim Angélica é desmanchada

Em abril de 2008, quando o blog ainda estava hospedado em outra plataforma fiz o seguinte post, que também foi publicado no site da Rádio Criciúma.



A primeira casa do bairro Jardim Angélica, fica na Rua Otto Leopoldo Tiefense. Só não se sabe por quanto tempo, pois ela está sendo "desmanchada". No local morou durante muitos anos Angélica Benedet Gaidzinski, ou simplesmente Dona Angélica, a sétima dos treze filhos do Coronel Pedro Benedet. 


O atual dono do imóvel, o empresário Salmi Pacheco, informou que está demolindo a casa para “deixar o terreno limpo”. 

Angélica era casada com Júlio Gaidzinski, que recebeu a fazenda do Coronel Pedro Benedet como dote (costume antigo, que consiste no estabelecimento de uma quantia de bens e dinheiro oferecida a um noivo pela família da noiva, para acertar o casamento). Angélica teve três filhos com Júlio: Dorival, Diniz e Diana. Júlio Gaidzinski ainda teria outro filho com o mesmo nome do pai. 

Gaidzinski dividiu sua fazenda em quatro faixas de terras, e as deu aos filhos como herança, o que hoje forma o bairro Jardim Angélica. Já Angélica, viveu quase 20 anos internada num hospital em Florianópolis. Anos depois voltou a Criciúma para morar no bairro que leva seu nome. Ela morreu em 1997 com 94 anos.

Para melhor historicamente o post uma foto da antiga casa, com o o seu morador Ibrain.


sábado, 29 de dezembro de 2012

Casa 1

A casa número um para o Natal é considerada por alguns a casa número 1 do Jardim Angélica. Hoje ela é a casa de Fátima e Antonio Menegon, mas no passado foi o salão de festa da família do Coronel Pedro Benedet. O pequeno açude no quintal da casa, hoje localizada na Rua Otto Leopoldo Tiefense, era maior, e contornava a casa (no passado era salão de festas).

Casa atual.

Obs: alguns antigos moradores afirmam que a primeira casa, é a que foi desmanchada, na segunda quadra a direita na Rua Otto Leopoldo. Seu Antonio Menegon, diz que não, que essa casa era a casa do caseiro, para cuidar da fazendo de Coronel Pedro Benedet. O caseiro, durante um tempo, foi o próprio sogro de Antonio Menegon, seu Ibraim.

Na foto, Ibraim, sentado no banco (o original ainda está em frente em frente a casa), e se não estou enganado ao lado sua filha, Fátima Menegon.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Casa 2

Daqui a pouco é Natal! Mas vamos a casa dois. Amanhã será a vez de uma casa toda especial...

domingo, 23 de dezembro de 2012

3 casas para o Natal


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

sábado, 22 de dezembro de 2012

4 casas para o Natal


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

5 casas para o Natal

Faltando cinco casas para o Natal, o blog continua a sua contagem regressiva.


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

6 casas para o Natal

Segundo na contagem regressiva.


Ps: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

7 casas para o Natal

Como já faço desde 2009, começo hoje uma contagem regressiva para o Natal. Serão sete fotos de casas do bairro enfeita para a data, com uma surpresa no dia 25. Uma dose extra de nostalgia e história.


Ps1: Lembrando que o blog vai ser um dos assuntos do quatro Compartilhe Gentileza do Jornal da Almoço da RBS esta semana. A repórter Elaine Gonçalves e o cinegrafista Gregori Flauzino vieram até a rua Otto Leopoldo gravar o quadro e conhecer um pouco mais do blog, que vai completar cinco anos em abril;

Ps2: Você é morador do Jardim Angélica e quer colaborar com o blog? Tem uma casa enfeitada e quer ajudar? Mande fotos e sugestões para antoniorozeng@gmail.com.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O novo Jardim Angélica

A antiga fazenda da família Meller, no Jardim Angélica, vem sendo transformada em loteamento pela Construtora Locks. O local está sendo anunciado pelo site da própria construtora como Jardim das Figueiras, contendo 274 lotes, já asfaltado e com toda a infraestrutura. Alguns sites de imobiliárias anunciam valores superiores há R$ 150mil reais.


Até o momento, quem vem aproveitando o local muito bem são os praticantes do skate. No inicio do mês, por exemplo, “aconteceu o primeiro Criciúma Longboard Day”, que reuniu mais de 40 atletas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como informou o Portal Engeplus.

Um morador do bairro até chegou a reclamar, junto ao Portal Engeplus o descaso com lixo produzido pelo evento. "Ontem fui caminhar e constatei o lixo que ficou ali espalhado em sacos plásticos. Resultado do campeonato de skate. Ali onde estava não passa o caminhão do lixo", lembra Ricardo da Silva.

Mas para você que tem curiosidade ir ao local e ainda não teve oportunidade aproveite o vídeo feito pelo pessoal que anda de Skate no local. 





Você pode opinar, sugerir ou reclamar colaborando com o blog Notícias da Minha Rua e o bairro Jardim Angélica. Participe! Mande e-mail para antoniorozeng@gmail.com
OBS: Qualquer assunto relacionado ao bairro Jardim Angélica, ou a moradores do local são assunto para o blog. Participe!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Moradores reclamam da falta de pavimentação na Otto Leopoldo


Das seis ruas do bairro Jardim Angélica, (sem contar as do novo loteamento) a Rua Otto Leopoldo Tiefense é única que ainda está sem pavimentação. É exatamente a metade da rua, cerca de 700 metros. E ainda não estou contando as ruas às travessas entre as Ruas Rosita Finster e Fernando Zanatta, a pequena Rua 475 (que também é uma travessa). 

Em 2009, postei aqui mesmo, no Blog Notícias da Minha Rua, um matéria feita em 2006, que sempre me parece atual. Agora via grupo do Jardim Angélica no facebook, as reclamações multiplicam-se e o tema volta pelos próprios depoimentos dos moradores desta parte da Otto Leopoldo. Como é o caso do drama narrado por Cirlene Piucco, que conta ter problemas que saúde, e que a poeira só agrava. “Por favor, ajudem- nos. A poeira é muita, tenho muita alergia e sofro muito com isso, relata”. O local está repleto de buracos, com lombadas improvisadas para tentar diminuir a velocidade e por consequência a poeira provocada pelos veículos. “Também tem o perigo com as criança”, alerta Cirlene. 

Outro morador, Rafael Spillere, relata morar no bairro há 16 anos, diz que já foi solicitada a pavimentação aos órgãos públicos. “Foram feitas varias reuniões junto à prefeitura, com o chamado orçamento participativo e nada”, conta. 

Ainda sobre a lombada improvisada, o morador Nilzo Felisberto, lembra que não foi ele que construiu o obstáculo. “Não fui eu quem fiz”, avisa Nilzo, pedindo para que os vizinhos parem de xingar. “Isso aqui só aumentou a poeira”, argumenta. Ainda aconselha Nilzo que quem quiser evitar a poeira que tome outro caminho. “Afinal as duas ruas paralelas são asfaltadas”, indica.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Lembranças

Há dois anos, no dia 25 de outubro, o blog teve nota publicada na coluna de João Paulo Messer no Jornal da Manhã. Contando a historia do morador Cristovão Nazário. Ele resolveu não esperar pela prefeitura, e tapar os buracos da Rua Otto Leopoldo Tiefense.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Apaga a luz!

A pouco ainda estava acessa. Esta lâmpada fica no primeiro poste da segunda quadra da Rua Otto Leopoldo Tiefense. Faz, pelo menos, uma semana que ela está acessa, dia e noite, noite e dia.


sábado, 24 de novembro de 2012

Raquel Martins é a nova diretora

Eleição ocorrida hoje a tarde confirmou Raquel Martins como a nova diretora Grupo Escolar Jairo Luiz Thomazi. Foram 136 votantes, sendo 2 brancos, 3 nulos e 131 fotos para chapa 1.
Raquel é atualmente auxiliar de direção. Função que ocupa na escola há 13 anos desde o dia da inauguração da escola. Ela está na rede municipal de ensino 21 anos. “Estou muito feliz com o resultado e quero agradecer a todos os pais, funcionários e alunos que se mobilizaram neste tão importante ato de exercício da cidadania”, disse ela. O mandato de direção é de dois anos, frente ao EMEIEF Prof. Jairo Luiz Thomazi. Ela afirma que vai buscar uma organização inovadora, dinâmica e aberta com projeto pedagógico participativo. “Os Alunos serão motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal”, assegura. Para que tudo isso aconteça, ela espera contar com o comprometimento dos pais, professores e auxilio da secretaria de Educação.
Tiveram direito a voto os funcionários e pais da escola e ainda os alunos do 4º e 5º ano.

Fotos: divulgação escola. Atualizado 26/11/2012 - 11:05



Hoje é dia de eleição no Jardim Angélica

Hoje é dia eleições nas escolas municipais de Criciúma para escolhas das diretoras. As 58 escolas da rede de ensino receberão 65 urnas para a votação. O profissional eleito pela comunidade escolar ficará a frente do cargo entre 2013 e 2014. A votação ocorre no período da tarde das 13 horas às 18 horas.

No bairro Jardim Angélica, a única candidata é atual auxiliar de direção do Grupo Escolar Jairo Luiz Thomazi, Raquel Martins. Raquel trabalha na escola desde o dia da inauguração, há 13 anos, e na rede municipal de ensino 21 anos. Ela concorro com a chapa 1. Segundo Raquel, todos os funcionário e pais da escola e ainda os alunos do 4º e 5º ano poderão votar.

Conforme a coordenadora pedagógica da secretaria do sistema de Educação e presidente da Comissão Central Eleitoral, Zulma Nascimento Guidi, concorrem ao cargo apenas professores efetivos.

Para se candidatar, é necessário o profissional apresentar uma proposta de trabalho. Os responsáveis por recolher e realizar a contagem dos votos são os presidentes da Associação de Pais e Professores (APP) de cada escola. Que no bairro Jardim Angélica fica a cargo da presidente Maria Helena Macarini.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Auto-clipagem

A notícia da doação da máquina fotográfica ao Grupo Escolar Jairo Luiz Thomazi foi notícia nos portais regionais da região. Como segue abaixo no Portal Engeplus e Sul Notícias.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Blog doa máquina fotográfica para escola


O blog Notícias da Minha Rua realizou hoje pela manhã o encerramento das atividades do Projeto “Notícias da Minha Rua vai à Escola”. Como previsto do projeto, foi doado uma máquina digital para escola para usos dos alunos e professores para melhorar os registros das atividades educacionais e culturais e para a inclusão digital, adquerida com recursos do prêmio.

“Agradecemos pela disponibilidade e também pelo projeto”, disse a diretora Margarete Vitali. O projeto “Notícias da Minha Rua” trabalhou durante três meses com a turma do quinto ano da Escola Professor Jairo Luiz Thomazi, dando oficinas com noções de jornalismo participativo, estudando história do bairro, fazendo comunicação por meio do blog. Durante o encontro com alunos foi distribuído adesivos do projeto.

O projeto "Noticias da Minha Rua vai a escola", é um projeto Cultura Digital contemplado com o primeiro edital Prêmio Cultura Criciúma da Fundação Cultural de Criciúma.


Agradecimento

Agradeço a todos os funcionários da escola Jairo Luiz Thomazi e aos alunos do quinto ano pela oportunidade de executar o projeto. Em especial as professoras Clarisse do laboratório de informática, a professore regente do quinto ano, Wanderlei Colonetti, e a diretora Margarete Vitali.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Propaganda (sujeira) eleitoral

Já faz mais um mês que aconteceram as eleições municipais mas mesmo assim é possível achar propaganda eleitoral, os chamados santinhos espalhados pela rua do bairro Jardim Angélica. Como mostra a foto tirada esta semana na Rua Osvaldo Rocha.

Foto: Antonio Rozeng

Em um exercício de jornalismo colaborativo, realizado com alunos do quinto ano do Grupo Escolar Jairo Luiz Thomazi, propus aos alunos que trouxeram fotos e informações dos perigos que a prática de jogar isso propaganda eleitoral nas ruas trás como consequência para a sociedade.
Além dos alunos apontarem a sujeira e o entupimento das bocas de lobo, uma aluna me trouxe um exemplo bem curioso que aconteceu em Bauru (SP), e que chama atenção de como o problema pode ser bem serio. A Michaella Daniel Vastarella, de 10 anos, trouxe um caso de uma eleitora de 64 anos que morreu após escorregar em "santinhos", logo depois de votar. Olha o perigo. Ele teve uma lesão na região pélvica, que acabou agravado os problemas de saúde.

As crianças já estão atentas. É uma esperança de melhora na qualidade dos futuros eleitores.



Foto: Bruna Macarini Bongiolo - 07/10 - Aluna do quinto ano do Grupo Escolar Jairo Luiz Thomazi.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hoje é dia de prova

Hoje é dia de prova para os alunos de 5º ao 9º ano da Escola Prof. Jairo Luiz Thomazi. O que está sendo testado é o desempenho escolar avaliados com a prova do Índice de Desenvolvimento das Escolas Municipais de Criciúma (Idec). A intenção da secretaria do Sistema de Educação é preparar os alunos para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

As provas serão aplicadas nos três períodos, manhã, tarde e noite. Conforme a secretária de educação, Olnete Regina Bez Fontana, a primeira prova que o município realizou foi em 2011. “A prova será aplicada por profissionais da escola. Os cadernos foram elaborados nas áreas de português e matemática. Aos alunos do Proeja será aplicada somente aos que cursam o 9° ano”, explica a secretária. 

Além dos alunos da escola do Jardim Angélica, mais 52, das 70 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma também farão a prova. Num total de 2.615 alunos.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Asilo do Jardim Angélica é beneficiado

O Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer foi uma das nove instituições beneficiadas no decorrer da semana por meio do Jogo Solidário, promovido para a compra de ingressos com desconto entre Criciúma e São Caetano, pela Série B do Campeonato Brasileiro. No total foram arrecadados 4 mil litros de leite e mil pacotes de fraldas geriátricas. 

O gerente administrativo, Carlos Augusto Dias, comemorou o resultado da ação. “Os torcedores mais uma vez atenderam o nosso pedido e muitas instituições foram beneficiadas com essa ação. Só temos a agradecer as pessoas por terem ajudado essas entidades tão importantes para a nossa região”, aponta. 

Além do Asilo Feistauer foram beneficiadas o Asilo São Vicente de Paula, o Lar de Idosos Rede Viva, a Casa de Repouso Tia Lúcia, a Casa de Repouso Bom Jesus, a Cantinho do Idoso da Mineira, a Casa do Idoso Valentes de Davi, o Recanto do Idoso, a Nossa Casa e a Abadeus.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

No Facebook



Moradores do bairro Jardim angélica ganharam um novo espaço para interação via redes sociais. Ontem pela manhã o blog Notícias da Minha Rua criou o grupo Jardim Angélica na rede social mais utilizada pelos brasileiros: o Facebook. 

Em menos de dois dias completos o grupo já conta com 92 membros. Os moradores que interagiram trocaram lembranças, muitos matando a saudades dos velhos tempos. O morador e internauta Renato Carminati Brogni elogiou a criação do grupo. “Boa iniciativa”, postou. A estudante Bruna dos Santos Seffrin, não morando na cidade pois está cursando faculdade em Santa Maria, mas aproveitou para fazer promessas. “Saudade desse bairro. Logo to voltando!”, disse. 

Que quiser participar do Grupo Jardim Angélica, pode acessar via Facebook. O objetivo é a maior interatividade entres os moradores do bairro, provocando online para iniciativa offline. Ajudando a fazer um o bairro e também o blog Notícias da Minha Rua cada veze melhor.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cuidado com os dentes


A semana que passou foi de cuidados com os dentes para os alunos do Grupo Escolar Jairo Luiz Thomazi. Com vídeos, palestras e aplicação de flúor, os alunos receberam orientação da equipe da Secretaria de Saúde de Criciúma sobre os cuidados com os dentes. “Ensinamos a lavar, escolar e limpar para não pegar bactéria”, explicou a dentista Elister Emmert.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Integrando a comunidade por meio da arte

O morador do bairro Jardim Angélica, Breno Stern, e suas colegas de sala de aula Maria de Lourdes Bloemer e Maria do Nascimento Ricardo, promovem no fim de semana o “Você faz (p)arte?”. Com o objetivo de integrar a comunidade do Bairro, e evento promete reunir professores, funcionários, acadêmicos para uma mostra cultural. 

O evento faz parte da disciplina “estágios em lugares não formais”, da oitava fase do curso de artes visuais. “Optamos por fazer aqui na minha casa, que é meu ateliê. Queremos trazer não só alunos mas mexer com a comunidade. Resgatando o fazer arte e integrando a comunidade e a universidade”, explica Breno. 

O evento acontece hoje até às 22 horas, e também amanhã, das 17h até ás 22horas, na Rua Rosita Danovith Finster, 311, no Bairro Jardim Angélica.

“Serão oferecidos momentos de experimentação artística com diferentes materiais. Será livre para quem se interessar e quiser tocar ou cantar. Haverá obras expostas das artistas Odete Angelina Calderan, Angélica Neumaier, Breno Stern e acadêmicos do curso de Arte Visuais”, contou Marina Nascimento Ricardo.

O evento tem orientação da professora Amalhene Baesso Reddig, supervisão de estágio da professora Odete Calderan, e conta com o apoio do DCE e CA Artes Visuais da Unesc.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rua Fernando Zanatta: regulamentada há nova anos


Hoje a Rua Fernando Zanatta, localizada no Jardim Angélica, completa nove anos, que está regulamentada por lei com este nome. Estranho, né? Afinal quem mora no bairro conhece a rua por este nome há muito mais tempo. A rua chega a ser citada por Fernando Zanatta em outros documentos, como por exemplo, na lei 1.681, de 30 junho de 1981. Nela se denomina a primeira esquina da Rua Fernando Zanatta, de Rua Osvaldo Rocha, e cita Fernando Zanatta. Curioso, não? 

O livro “Estas Ruas que Pisamos”, de Arquimedes Naspolini Filho, apresenta a lei 4.552, de 23 de outubro de 2003, como o termo “lei confirmatória”. Segundo o livro Fernando Zanatta (1908-1965) era comerciante, nascido em Cocal do Sul. Ele também foi político, intendente distrital, vereador em Urussanga e Morro da Fumaça. Foi casada com Santa Guglielmi, com quem teve os filhos Doraci, Dorival, Domerval e Fernando Filho. 

Ainda temos alguns dados curiosos na lei original, que pode ser consultada no site da Câmara de Vereadores de Criciúma. A Rua Fernando Zanatta aparece como iniciando na Avenida Professor Nicolau Destri Napoleão. Mas o final da rua se dá na Avenida Antônio Scotti. Esta Avenida tem cruzamento com Rodovia Luiz Rosso, e nem tem ligação com o Jardim Angélica. É provável que ela esteja projetada para no futuro esta ligação venha a existir. 

Foto: google/Julho 2011 - O Autor da lei complementar é o então vereador José Argente Filho, e o prefeito que sancionou a lei foi Décio Góes.

sábado, 20 de outubro de 2012

Cadela perdida


Está no portal Engeplus. Uma cachorra foi encontrada próximo ao bairro da Juventude, no Bairro Jardim Angélica. Com ajuda de algumas pessoas, ela vem recebeu um abrigo improvisado, ração e água. Quem tiver notícia, ou quiser adora cachorrinha entrar em contato com a Daniela, pelo telefone 3438-0037 ou pelo email recepcao@topcore.com.br.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eleições no Jardim Angélica

Dois moradores do Jardim Angélica foram candidatos a vereador nesta eleição que passou. Um deles é Jorge Candido, o Jorge Matuza, que fez 615 votos. Sendo o quarto candidato mais votado pelo PT e o sexto da coligação, que ainda tinha os partidos PTB, PSL e DEM. O outro é José Duarte, ou Zé Duarte, que fez 562 votos, e foi o 13º mais votado do PSDB, e o 16º mais votado da coligação, que ainda contava com o PSD. Zé Duarte ainda ocupou o cargo da presidente da associação de moradores, quando venceu a única eleição realizada no bairro e venceu por diferença de um voto, contra César Vitorette, o Cecé, que assumiu associação na administração seguinte.



OBS: Os dois não foram eleitos.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Escola do Jardim Angélica tem o Ideb mais alto de Criciúma


A Escola Municipal Jairo Luiz Thomazi, do Bairro Jardim Angélica, continua com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Região Carbonífera. A instituição que já ocupava essa posição em 2009, com nota 6, voltou a aumentar a nota, agora para 7.
Segundo a diretora Margarete Vitalli o resultado é fruto de um trabalho conjunto. “Nós intensificamos o trabalho. É o resultado de um trabalho levado a serio”, afirmou Margarete.
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação, as médias do Estado foram maiores que as nacionais. No Ensino Fundamental, a média nacional nos anos iniciais até o 5º ano é 5,1, sendo que no Estado este percentual é de 5,7. Já nos anos finais até 8º ano, o número é de 3,9 e 4,7 em Santa Catarina.
Os índices são medidos conforme a nota da instituição no teste. Quanto menos repetências e desistências a escola registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. Assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela na Prova Brasil.

Foto: Sara Mariano da Silva/terça-feira:11h08min - Durante a aula de jornalismo participativo

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Criatividade: basta dar oportunidade e ela aparece

Há alguns post abaixo os alunos da escola Professor Jairo Luiz Thomazi me ajudaram a dar uma notícia sobre a Olesc. Pois bem, agora aproveito para contar os “bastidores da notícia”, como diz um bordão de um programa de televisão. Para começar, esse post do “making of” deste vídeo, está sendo montada em sala de aula neste momento. 

Os alunos vieram com a ideia de montar um jornal. Um telejornal, no caso. Eu respondi: “me mostrem!”. E saiu o vídeo abaixo.


Ai veio a ideia de estimula-los a fazer um vídeo dando a notícia da Olesc, e que por isso o colégio serviria de alojamento para a delegação de Fraiburgo, e por isso eles ficariam uma semana sem aula. Feito! Essa era a notícia. Pensa daqui, pensa dali, ensaia, grava novamente e saiu o veio dos post

Para minha surpresa, eu só tive de provocar. Deixar as coisas livres, fluindo e até gravata no apresentador eles criaram.

E ai está o resultado: criatividade! Bastou dar liberdade que ela veio da forma mais pura e em forma de brincadeira de criança.